O Projeto 

Eletroposto Celesc

O projeto é uma iniciativa da Celesc Distribuição S.A., dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL, para estudar o carregamento de veículos elétricos, seus impactos na rede de distribuição e a forma de inserção dos eletropostos no mercado nacional. 

 

A operação-piloto, desenvolvida pela Fundação CERTI, irá contar com eletropostos prontos para utilização dos usuários de veículos elétricos de forma simples e interativa.

 

Além da contribuição do projeto para o meio científico nacional, a implantação dos eletropostos é um incentivo à inserção de veículos elétricos na frota brasileira, estimulando a modernização e a sustentabilidade na indústria automobilística e o aumento da eficiência dos meios de transporte.

O Eletroposto Modelo

Embora a inserção gradual de veículos elétricos não representem ameaças ao sistema elétrico, o aumento do número de veículos em circulação em conjunto com uma tendência de aumento da potência de recarga,
pode gerar problemas a rede de distribuição no futuro.

Por conta disso, o projeto gerou o chamado Eletroposto Modelo, um eletroposto que contém um sistema de armazenamento de energia próprio para suprir os carregamentos sem exigir muito da rede de distribuição, principalmente em horário de pico. Tal conceito, fazendo uma analogia aos postos de combustíveis
e seus tanques de armazenamentos, possibilitam uma operação mais flexível e
permitem uma interação mais forte entre rede e unidade consumidora.

Rede de distribuição

A energia utilizada pelos veículos é gerada em usinas e segue pela rede de distribuição até as estações de carregamento.

Armazenamento

Baterias armazenam a eletricidade quando não há consumo e, quando necessário, podem fornecer energia para a rede de distribuição.

Estação de Carregamento

Equipamentos inteligentes conectam o veículo à rede elétrica e coordenam o carregamento, contabilizando energia consumida e transmitindo dados e informações ao usuário.

Veículos Elétricos

Veículos elétricos são similares aos veículos comuns, à combustível, mas que se movem com energia elétrica, sendo mais eficientes e amigáveis ao meio ambiente.

Histórico do Projeto

Início fase 1

Primeiro eletroposto instalado

Três eletropostos instalados

Fase 1 terminada com sete eletropostos instalados

Início fase 2
Expansão da infraestrutura já instalada, bem como a
utilização de novas tecnologias

Início da operação do espaço de mobilidade

Expansão do corredor elétrico com mais de 30 pontos de recarga

As Centrais Elétricas de Santa Catarina – S.A. (Celesc) são uma sociedade de economia mista que atua desde 1955 nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia. A empresa é estruturada como Holding, com duas subsidiárias: a Celesc Geração S.A. e a Celesc Distribuição S.A., com aproximadamente três mil colaboradores, sendo a mais importante empresa estatal de Santa Catarina e que atende aproximadamente 3 milhões de unidades consumidoras em 264 municípios catarinenses.

A Celesc Distribuição S.A

A Fundação CERTI

A CERTI é uma organização privada de desenvolvimento tecnológico, inovação e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para empresas, governo e terceiro setor. Com sua experiência acumulada desde 1984 no ambiente de Tecnologia e Inovação do Brasil, presta serviços e desenvolve produtos, sistemas e processos, aliando suas competências em diversas áreas de atuação.

 

A CERTI tem se dedicado a inovações e P&D incessantemente, acumulando anos de experiência em projeto de hardware e software, fabricação e empreendedorismo, contemplando as seguintes áreas: metrologia industrial, instrumentação e automação, mecatrônica, garantia de qualidade, empreendedorismo inovador, fabricação industrial, transformação digital, energia sustentável, mobilidade elétrica e economia verde.  A CERTI desempenha um papel fundamental na introdução de muitos produtos e serviços de inovação de sucesso, como: a urna eletrônica brasileira, novas tecnologias educacionais nacionais, o sistema brasileiro de TV digital, simuladores veiculares etc.

Para mais informações, acesse o site http://certi.org.br/.