O Projeto 

Eletroposto Celesc

O projeto é uma iniciativa da Celesc Distribuição S.A., dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL, para estudar o carregamento de veículos elétricos, seus impactos na rede de distribuição e a forma de inserção dos eletropostos no mercado nacional.

 

Desenvolvido pela Fundação CERTI, o projeto conta com eletropostos prontos para utilização dos usuários de veículos elétricos de forma simples e interativa.

 

Além da contribuição do projeto para o meio científico nacional, a implantação dos eletropostos é um incentivo à inserção de veículos elétricos na frota brasileira, estimulando sua modernização, sustentabilidade na indústria e aumento da eficiência dos meios de transporte.

Espaço de Mobilidade Elétrica

Embora a inserção gradual de veículos elétricos não represente ameaças ao sistema elétrico, o aumento do número de veículos em circulação aliado a uma tendência de aumento da potência de recarga pode gerar problemas na rede de distribuição no futuro.

Por conta disso, o projeto gerou o Espaço de Mobilidade Elétrica, com um conjunto de eletropostos ligados a um sistema de armazenamento de energia próprio para suprir os carregamentos sem que a rede de distribuição seja prejudicada, especialmente em horário de pico. O espaço também faz uso de energia fotovoltaica e possui um sistema de controle inteligente, que controla a demanda de energia. Em suma, possibilitar uma operação mais flexível e
permitir uma interação mais forte entre rede e unidade consumidora.

Geração fotovoltaica

Produz energia limpa que pode ser usada durante as recargas dos veículos ou para o sistema de armazenamento, desonerando a rede de distribuição. 

Armazenamento

Baterias armazenam a eletricidade quando não há consumo e, quando necessário, podem fornecer energia para a rede de distribuição ou para recarga dos veículos elétricos.

Rede de distribuição

A energia utilizada pelos veículos é gerada em usinas e segue pela rede de distribuição até as estações de carregamento.

Estação de Carregamento

Equipamentos inteligentes conectam o veículo à rede elétrica e coordenam o carregamento, contabilizando energia consumida e transmitindo dados e informações ao usuário.

Veículos Elétricos

Possuem uma bateria que fornece toda a energia necessária para o seu funcionamento. São mais eficientes do ponto de vista energético e amigáveis ao meio ambiente.

Histórico do Projeto

Início fase 1

Primeiro eletroposto instalado

Três eletropostos instalados

Fase 1 terminada com sete eletropostos instalados

Início fase 2
Expansão da infraestrutura já instalada, bem como a
utilização de novas tecnologias

Início da operação do espaço de mobilidade

Expansão do corredor elétrico com mais de 30 pontos de recarga

ago/2015
nov/2016
jul/2017
dez/2017
fev/2018
2020
Jul/2021
Dez/2021

As Centrais Elétricas de Santa Catarina – S.A. (Celesc) são uma sociedade de economia mista que atua desde 1955 nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia. A empresa é estruturada como Holding, com duas subsidiárias: a Celesc Geração S.A. e a Celesc Distribuição S.A., com aproximadamente três mil colaboradores, sendo a mais importante empresa estatal de Santa Catarina e que atende aproximadamente 3 milhões de unidades consumidoras em 264 municípios catarinenses.

A Celesc Distribuição S.A

A Fundação CERTI

A CERTI é uma organização privada de desenvolvimento tecnológico, inovação e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para empresas, governo e terceiro setor. Com sua experiência acumulada desde 1984 no ambiente de Tecnologia e Inovação do Brasil, presta serviços e desenvolve produtos, sistemas e processos, aliando suas competências em diversas áreas de atuação.

 

A CERTI tem se dedicado a inovações e P&D incessantemente, acumulando anos de experiência em projeto de hardware e software, fabricação e empreendedorismo, contemplando as seguintes áreas: metrologia industrial, instrumentação e automação, mecatrônica, garantia de qualidade, empreendedorismo inovador, fabricação industrial, transformação digital, energia sustentável, mobilidade elétrica e economia verde.  A CERTI desempenha um papel fundamental na introdução de muitos produtos e serviços de inovação de sucesso, como: a urna eletrônica brasileira, novas tecnologias educacionais nacionais, o sistema brasileiro de TV digital, simuladores veiculares etc.

Para mais informações, acesse o site http://certi.org.br/.